A Prefeitura de Betim decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29) em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026, marcada para às 14h. A decisão foi anunciada na noite desta quinta-feira (25) pelo prefeito Heron Guimarães e oficializada em decreto publicado no Órgão Oficial do Município.
Com a medida, os órgãos da administração municipal não terão expediente durante todo o dia. Até então, a previsão era de funcionamento em meio expediente, até as 12h. Dessa forma, atendimentos administrativos, como os relacionados à emissão de IPTU, tributos e demais serviços presenciais, serão retomados apenas na terça-feira (30).
O decreto prevê que o ponto facultativo não se aplica aos serviços públicos essenciais, que permanecerão em funcionamento. Na área da saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro Integrado da Mulher e da Criança (Cimuc), o Centro de Referência Divino Braga, o Centro de Referência em Reabilitação (CRR) e os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) funcionarão em horário especial, com atendimento até as 11h.
Ao anunciar a decisão nas redes sociais, Heron Guimarães afirmou que a medida atende aos pedidos feitos pelos servidores municipais.
“É aqui que ficaram o dia inteiro pedindo para segunda-feira ser ponto facultativo? tão, pronto: segunda-feira será ponto facultativo! Claro que os serviços essenciais da Prefeitura continuam funcionando normalmente para garantir o atendimento à população. Mas o funcionalismo que estiver de folga vai poder acompanhar o jogo no conforto de casa e torcer pelo nosso Brasil!”, publicou o prefeito.
Conforme o decreto, continuam em funcionamento os serviços públicos considerados essenciais, cuja interrupção poderia comprometer o atendimento à população
CÂMARA
Em nota oficial, a Câmara Municipal de Betim informou que o expediente no dia 29 será encerrado às 12h.

